A Associação de Pais e Amigos do Autista de Cruz Alta – AMACA promove, no dia 3 de novembro, a VIII Jornada de Conscientização e Inclusão no Autismo, com o tema “Do conhecimento à inclusão: transformando olhares sobre o TEA”.
O evento é alusivo ao 23º aniversário da AMACA e reunirá profissionais, familiares, estudantes e a comunidade em geral para debater avanços científicos, práticas educacionais e estratégias de acolhimento voltadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
🧩 Programação diversificada e acessível
A jornada será realizada em dois turnos — tarde e noite — e contará com palestras, rodas de conversa, exposições e apresentações culturais.
No período da tarde, os destaques serão a roda de conversa com professores da rede municipal, abordando percepção de sinais atípicos e práticas de inclusão, e a palestra da psiquiatra Dra. Fátima Deitos, que explicará de forma científica o que é o TEA, suas causas e níveis de suporte.
Na sequência, o biólogo e educador especial Alberto Moura falará sobre “Intervenções clínicas com olhar da neurociência”, seguida de uma dinâmica sobre os níveis de suporte no autismo.
O intervalo contará com um coffee break e exposição de práticas do Centro Acolher e da AMACA, além de materiais pedagógicos e terapêuticos utilizados nas intervenções com pessoas autistas.
À noite, a programação inclui apresentação musical de João Júlio Smith Souza e Jandrei Fiuza, além de palestras sobre temas fundamentais como o cuidado emocional das famílias, com as psicólogas Anelise Beheregaray e Jéssica Paula, e o papel da musicoterapia no tratamento do TEA, com o musicoterapeuta Marcelinho Carvalho.
O encerramento será com a palestrante Carolina Nobre, autista, cirurgiã-dentista e acadêmica de medicina da UFCS, com o tema “Autismo: um universo de possibilidades”.
💬 Evento gratuito e aberto à comunidade
A VIII Jornada é uma realização da AMACA, com apoio da Prefeitura de Cruz Alta, Centro Acolher, Centro TEACOLHE e patrocínio de empresas e profissionais da cidade.
💙 Sobre a AMACA
Fundada há 23 anos, a AMACA atua na promoção da inclusão, conscientização e acolhimento de pessoas com autismo e suas famílias, fortalecendo o vínculo entre escola, comunidade e profissionais da área da saúde e educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário