Por Micheli Bamberg - Terapeuta Ocupacional
Quando falamos em Terapia Ocupacional, é importante dizer que esse campo de atuação realiza sua intervenção por meio das Atividades de Vida Diária (AVDs), portanto tudo que envolve a rotina e ações do sujeito em seu dia a dia. Com o objetivo de melhorar a independência e autonomia, estimular o autocuidado, desenvolver habilidades, organização de rotina, proporcionar maior qualidade no desempenho de suas atividades. Isso tudo sempre orientado por avaliações adequadas do contexto e desempenho ocupacional do paciente, acompanhamento e intervenção clínica de acordo com a necessidade.
E por tudo isso se faz tão importante a intervenção da Terapia Ocupacional em pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista. Pois através de uma estimulação adequada a necessidade, é possível proporcionar ganhos significativos em diversas áreas da vida do sujeito. Como por exemplo, no desenvolvimento de habilidades, melhora na comunicação e interação social, estimulação de aspectos físicos, cognitivos e comportamentais, regulação sensorial, diminuição de estereotipias, melhora da simbolização do brincar e reconhecimento do mundo. E quando se trata de crianças, a intervenção se dá por meio do Brincar, sendo esse uma ferramenta facilitadora importante, acessível e potente, no acesso ao universo da criança.
O momento pandêmico que vivemos, trouxe mudanças e significativos impactos na vida e principalmente na rotina de todas as pessoas, inclusive para as pessoas que possuem Autismo, as quais primordialmente precisam de organização da rotina. O que tem desencadeado perdas no desempenho ocupacional, crises, acentuação de estereotipias, ansiedade, agitação, desorganização, dentro outras. Mas é importante que os familiares tentem proporcionar espaços de conforto que atendam a necessidade da criança, através de atividades prazerosas.
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