Por Jessica Lamaison, Psicomotricista - Espaço Motriz em Cruz Alta
Quando você ajuda, as peças se encaixam" frase esta que nos leva a falar um pouco sobre este dia 2 de abril, conhecido como dia Mundial da Conscientização do Autismo.
Jéssica e Jordano - com Síndrome de Cornelia de Lange |
Neste texto trago alguns aspectos da Psicomotricidade atuando no TEA. A psicomotricidade se faz muito importante pois auxilia a criança, o jovem e o adulto na sua globalidade, desenvolvendo suas capacidades motoras, cognitivas, afetivas, sociais, sensoriais e emocionais.
Através do brincar espontâneo a Psicomotricidade proporciona o resgate e a riqueza do movimento que se dá através do vocabulário que se inicia pelo corpo e as interações com o mundo exterior. A partir das experiências nós conseguimos estimular várias capacidades psíquicas como sensação, percepção, memória, medos, desejos, fantasias, atenção, limite, afeto, linguagem, estimulando assim o despertar da consciência corporal através dos movimentos, sentimentos e do encontro consigo mesmo e com o outro. É um método de mediação corporal que utiliza o jogo espontâneo e privilegia a comunicação tônica, proporcionando um espaço de liberdade no qual o ser pode se mostrar na sua inteireza estimulando assim o pleno desenvolvimento biopsicossocial. O Autismo é apenas uma maneira diferente de ver o mundo, com seu jeito único de ser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário